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Principais dúvidas sobre Crédito do Trabalhador

  • O que é o Crédito do Trabalhador

    Através da Medida Provisória nº 1.292 de 12/03/25, o Goveno Federal criou uma nova forma de crédito consignado para ampliar o acesso a esse tipo de empréstimo para os  profissionais CLT de todo país a taxas de juros mais atrativas.

    Ele substitui completamente o empréstimo consignado conhecido.

  • Quem pode contratar o Crédito do Trabalhador?

    De forma geral, todos os trabalhadores com contrato de trabalho CLT pode contratar o Crédito do Trabalhador. Existem algumas restrições quanto ao tipo do contrato. Por exemplo, trabalhadores temporários e intermitentes, dentre outros, não podem contratar o Crédito do Trabalhador, pois não há garantia de capacidade de pagamento das parcelas mensais.

  • Eu ainda consigo contratar o Consignado Convênio, o antigo consignado privado?

    A Medida Provisória nº 1.292 de 12/03/25, que cria o Crédito do Trabalhador, define que ele substitui completamente o crédito Consignado Convênio, então a partir de 21/03/25 nenhuma fintech ou instituição financeira pode conceder empréstimo consignado fora do Crédito do Trabalhador.

  • Como faço para contratar o Crédito do Trabalhador?

    O procedimento é um pouco longo, mas resumidamente:

    1. Você precisa acessar o aplicativo do Governo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e logar nela com sua conta do Gov.BR
    2. Vá até o menu "Empréstimo" e faça simulações de valor e parcelas
    3. Aperte o botão para Solicitação propostas de Empréstimo
    4. As instituições financeiras credenciadas retornarão suas ofertas para você
    5. Escolha a oferta que mais lhe agradar
    6. A Paketá está operando com a QI , então para pegar empréstimo conosco, escolha a oferta da QI Tech
    7. Você será direcionado(a) para o ambiente da instituição financeira escolhida para concluir a contratação
    8. Depois de receber o dinheiro na sua conta, seu empréstimo aparecerá na CTPS
  • Porque não estou conseguindo fazer a simulação de empréstimo?

    O Governo definiu algumas regras para permitir ou não a contratação do Crédito do Trabalhador. Uma delas é o tipo do contrato de trabalho. Um outra regra é que pessoas que já possuam crédito consignado não podem contrair um novo empréstimo consignado. Existem outras regras internas que o Governo definiu.

  • Porque a Paketá não aparece na lista de propostas na CTPS Digital?

    A Paketá é uma Fintech, empresa de tecnologia do setor financeiro conforme regulamentação do Banco Central. As Fintechs não podem participar diretamente deste processo com a CTPS, somente "bancos" (empresas financeiras com um leque maior de produtos e obrigações com o Banco Central).


    Nós estamos operando no Crédito do Trabalhador em parceria com a QI Tech. 


    Então para contratar com a Paketá você deve escolher a QI Tech.

  • Quando seleciono uma proposta na CTPS, vai pra um outro aplicativo. Isso está correto?

    Sim. Quando você solicita propostas de empréstimo, a CTPS Digital notifica as instituições financeiras credenciadas. Elas preparam e devolvem uma proposta para a CTPS.


    Quando vocês escolhe a proposta de uma instituição financeira, a CTPS lhe direciona para o aplicativo dessa instituição escolhida. Lá você conclui a contratação do empréstimo que deve ser nas mesmas condições que você escolheu.


    Para contratar com a Paketá, você deve escolher a proposta da QI Tech.

  • Como eu sei se o empréstimo deu certo?

    Se tudo der certo, você receberá o valor contratado na sua conta e o empréstimo vai aparecer na sua CTPS Digital.


    Na Paketá, assim que você termina de fazer a solicitação, você já consegue acompanhar o andamento do seu empréstimo pelo nosso aplicativo.

  • O que vai acontecer com o meu empréstimo consignado que contratei antes do Crédito do Trabalhador?

    O Governo definiu que esses empréstimos serão migrados para o Crédito do Trabalhador, mas ainda não definiu nem como e nem quando isso vai acontecer. Até lá, tudo continua funcionando da mesma forma, ou seja, a empresa faz o desconto da parcela no seu salário, nos repassa esse valor e nós damos baixa na sua parcela.


    Contudo, não é mais possível fazer refinanciamento, mas você ainda pode fazer adiantamento de parcelas e a quitação total do seu empréstimo consignado.

  • Posso contratar de qualquer banco?

    De forma transparente e direta, sim, você pode contratar de qualquer banco, MAS é importante ficar atento a possíveis golpes, taxas escondidas e demais detalhes do empréstimo que você estiver contratando.


    A Paketá nasceu com a missão de levar crédito a taxas mais justas para as pessoas. Estamos nesse mercado há varios anos, temos a confiança de grandes instituições financeiras e já ajudamos dezenas de milhares de pessoas a melhorarem sua vida financeira. 

  • Qual a diferença entre o Consignado e outras linhas de crédito?

    O Empréstimo Consignado, quando comparado com outras linhas de crédito, é mais atrativo por ter menores taxas e descontos direto na folha de pagamento, proporcionando segurança, praticidade e alívio no seu bolso.

  • Quando vale a pena contratar o Empréstimo Consignado?

    O Consignado é uma excelente alternativa para antecipar a realização de um sonho, como fazer uma viagem, comprar um carro ou dar entrada em um imóvel, ou até mesmo para quitar uma dívida, pois o Empréstimo Consignado possui juros 6x a 10x menores que outras linhas de crédito.

  • Em quanto tempo o valor estará disponível na conta?

    Após sua proposta aprovada e o status na plataforma Paketá atualizado para “Crédito em Liberação”, o banco tem até 2 dias úteis* para realizar a transferência do dinheiro na conta que você possui cadastrada a Chave PIX CPF.**


    *Importante: finais de semana e feriados não contam como dias úteis.


    ** Caso ocorra algum erro no pagamento, a equipe de atendimento da Paketá entrará em contato.

  • O que acontece com meu empréstimo em caso de desligamento da empresa onde trabalho?

    Em caso de desligamento, é descontado até 35% das suas verbas rescisórias para o pagamento da dívida e, caso não seja quitada, você poderá emitir os boletos diretamente em nossa plataforma para continuar o pagamento.


Principais dúvidas sobre Refinanciamento

  • O que é o Refinanciamento Paketá?

    O Refinanciamento Paketá é a maneira mais rápida e fácil de ter um fôlego financeiro, pois você pode trocar um contrato de empréstimo antigo por um novo, podendo diminuir o valor das parcelas e até recebendo a diferença do seu limite disponível como troco direto na sua conta.

  • Quem pode refinanciar o Empréstimo Consignado Paketá?

    Para enviar sua solicitação de refinanciamento é necessário: ter tido o Empréstimo Consignado Paketá aprovado por no mínimo 30 dias corridos, ter limite disponível de empréstimo na página inicial da plataforma Paketá e ser colaborador de uma empresa conveniada Paketá.

  • Quando vale a pena solicitar o Refinanciamento Paketá?

    O Refinanciamento Paketá é ideal para quem precisa de um fôlego financeiro, diminuindo o valor das parcelas do empréstimo e até para quem precisa de um dinheiro extra na conta, mas não tem margem disponível para ter mais de um contrato de empréstimo ativo.

  • Como posso ter um valor de troco disponível?

    Para ter um valor de troco, é necessário que o montante total do contrato de Empréstimo Consignado a ser refinanciado seja menor que o limite disponível para empréstimo. Lembre-se de que o valor da proposta, incluindo o valor de troco, pode ser ajustado durante a análise de crédito. O valor pré-aprovado exibido em nossa plataforma como limite para o Empréstimo Consignado Paketá é baseado nas informações recebidas das empresas parceiras, mas esse valor pode mudar após o envio de seus dados e holerite durante o processo de proposta.

  • Como funciona o Refinanciamento Paketá, na prática?

     Assim que sua proposta de refinanciamento for aprovada, caso tenha liberado algum valor de troco, você receberá em até 2 dias úteis o dinheiro na sua conta onde possui a chave PIX CPF cadastrada. Na plataforma Paketá, seu contrato de empréstimo anterior aparecerá como quitado, aparecendo em seguida, um novo contrato ativo. Lá você terá acesso ao valor total do contrato, parcelas, taxas, etc.


Principais dúvidas sobre Quita Fácil

  • Posso pagar qualquer conta com o Quita Fácil Paketá?

    Quase! A Paketá só consegue pagar as dívidas com bancos, como empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, etc.

  • Tenho dívidas de contas de consumo, como: água, luz, telefone, IPVA, IPTU, etc. Como a Paketá pode me ajudar?

    Não se preocupe! Você pode contar com a ajuda do Empréstimo Consignado Paketá para cobrir o valor total das suas contas. Basta acessar nossa plataforma através do link credito.paketa.com.br e enviar uma proposta de empréstimo. Após a aprovação, você receberá o valor na conta via PIX e poderá pagar suas contas.

  • Posso incluir contas de consumo junto com as dívidas de banco?

    Sim! Basta somar o valor total das suas contas, preencher o formulário através do botão na página, e assim que um especialista entrar em contato, enviar as contas de banco, informando que deseja receber um valor de troco para pagar as demais dívidas. Assim que sua proposta estiver aprovada, os boletos de banco serão pagos pela Paketá, e o troco será depositado em sua conta via PIX para efetuar os demais pagamentos.

Ainda precisa de ajuda?

Para entrar em contato com nosso time de especialistas pelo WhatsApp, basta clicar no botão abaixo.

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